Entre os Policiais Civis, ainda existe a crença equivocada de que pedir ajuda é sinal de fraqueza. No entanto, a realidade é justamente o contrário: reconhecer a necessidade de apoio é um gesto de coragem, força e inteligência emocional.
Neste Setembro Amarelo, o SINPOL-SC reforça que ninguém precisa enfrentar a dor sozinho. Há caminhos, há profissionais preparados e há acolhimento. A saúde mental é parte essencial da vida e cuidar dela também é uma forma de proteger a si mesmo e a quem está ao redor.
Como buscar ajuda?
👉 Fale com alguém de confiança:
dizer “não estou bem” pode ser o primeiro passo para abrir portas ao acolhimento.
👉 Busque ajuda profissional:
psicólogos e psiquiatras estão preparados para orientar e cuidar de você.
👉 Use os canais disponíveis:
- Ligue 188 – Centro de Valorização à Vida (CVV)
Atendimento 24 horas, gratuito e com escuta qualificada.
- Agende sua consulta no Mente Tática:
O projeto exclusivo do SINPOL-SC já conta com mais de 10 psicólogos disponíveis e mais de 4 mil atendimentos realizados. As consultas são 100% custeadas pelo sindicato e podem ser agendadas em: www.sinpolsc.org.br/mentetatica
Assim como pedir reforço em uma operação é estratégico, buscar suporte emocional também é. Cuidar da mente é cuidar da vida. E, no caso dos Policiais Civis, significa também estar mais forte para proteger a sociedade.
O SINPOL-SC acredita que a missão de proteger vidas começa pela sua. Falar é um ato de coragem, e pedir ajuda pode salvar vidas. 🎗