O Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina – SINPOL-SC, participou, nesta quarta-feira (28), de uma nova reunião com a direção do SC Saúde para acompanhar e cobrar o encaminhamento das solicitações apresentadas pelo Sindicato ao longo do ano passado.
A reunião marcou um retorno importante e trouxe sinalizações positivas em relação ao fortalecimento do atendimento aos usuários do plano.
O SINPOL-SC esteve representado pelo presidente Elmar Schmitt Osório, acompanhado dos diretores Fábio Teixeira, Emerson Ligio Silva, Valmir Donato de Oliveira Neto e Alessandra Mesquita. Também participaram da reunião o Diretor do SC Saúde, Enore Crippa, e o coordenador-geral, Leandro José João.

Ainda em 2025, a diretoria do SINPOL-SC esteve reunida com a coordenação do plano, quando foram debatidas as condições operacionais do plano, especialmente a defasagem da tabela de honorários e o impacto direto no descredenciamento de profissionais da rede.
Na ocasião, a coordenação do plano reconheceu o cenário de alerta e informou que estudos técnicos já haviam sido apresentados ao Governo do Estado, com o compromisso de buscar soluções para o equilíbrio financeiro e a melhoria da rede.
Passados os prazos estabelecidos naquele primeiro diálogo, o SINPOL-SC voltou à procurar os responsáveis para acompanhar os desdobramentos e cobrar resultados concretos. Durante a reunião desta semana, o retorno foi considerado positivo após as medidas apresentadas.
Os representantes do SC SAÚDE informaram que a aprovação da Lei nº 879/2025 contribuiu para a manutenção da saúde financeira do plano e permitiu o reajuste das tabelas de preços. O primeiro reajuste ocorreu em outubro de 2025, no percentual de 4,83%, e um novo reajuste está previsto para maio de 2026, de 5,25%.
Além disso, em janeiro deste ano, o plano corrigiu os valores das consultas, fixando o atendimento eletivo em R$130,00 e o de pronto atendimento em R$97,86, aproximando os valores dos praticados pelo mercado e reduzindo o risco de descredenciamento.
Outro ponto destacado foi a ampliação do rol de procedimentos, conforme compromisso assumido anteriormente, com a inclusão de novas coberturas, como, por exemplo, as cirurgias de coluna. Em relação à rede credenciada, a coordenação do SC Saúde informou que, apesar das dificuldades pontuais em regiões como o Vale do Itajaí, Oeste e Sul do Estado, o saldo entre credenciamentos e descredenciamentos em 2025 é positivo, com a inclusão de 95 novas instituições. Atualmente, quase todos os hospitais de Santa Catarina estão cadastrados no plano, com exceção de algumas unidades da Unimed.
Também foram apresentadas ações voltadas à ampliação do atendimento em terapias, especialmente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso a esse tipo de serviço.
Na ocasião, foi informado ainda que o SC SAÚDE está aberto para receber sugestões de clínicas ou profissionais para credenciamento junto à rede, melhorando e ampliando a atuação do plano.
O SINPOL-SC avalia que as medidas anunciadas representam avanços relevantes e reforça que seguirá acompanhando de perto a execução dos encaminhamentos, mantendo o diálogo e levando as demandas dos Policiais Civis para garantir um SC Saúde cada vez mais forte e com atendimento qualificado.







