Janeiro Branco - Saúde Mental: 3 Técnicas para vencer a Ansiedade

Será que você sofre de Ansiedade? Confira 3 técnicas que podem te ajudar a lidar com ela.

Segundo a Psicóloga e parceira conveniada do SINPOL-SC, Márcia Liandra, a ansiedade causa nervosismo, medo, apreensão e preocupação.

Quando o nível é desproporcional aos acontecimentos geradores do transtorno, causando muito sofrimento e interferindo na qualidade de vida e no desempenho familiar, social e profissional, então estamos diante do Transtorno de Ansiedade Generalizada - TAG.

De acordo com o Manual de Doenças Mentais, a ANSIEDADE é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva” persistente e de difícil controle e que pode afetar pessoas de TODAS as idades.

SINTOMAS:

Inquietação; palpitação; taquicardia; falta de ar; fadiga; irritabilidade; dificuldade de concentração; sudorese excessiva; aperto no peito; dores musculares; dor de cabeça; aumento da pressão arterial; náuseas e insônia, entre outros.

TRATAMENTO:

Para a Psicóloga Márcia Liandra, a terapia é essencial no tratamento, e o objetivo é ajudar o paciente a agir normalmente na sua vida cotidiana, limitando suas preocupações. No entanto, quando se trata da ansiedade patológica, a terapia medicamentosa é fundamental.

Terapias e técnicas complementares, embora não substituam o tratamento convencional, podem ajudar muito. Entre elas podemos citar a yoga, a meditação, a acupuntura, entre outras, todos aprovados pela Organização Mundial da Saúde – OMS.

Confira 3 TÉCNICAS PARA VENCER A ANSIEDADE

1 – Respiração Diafragmática: numa postura relaxada, inspire pela nariz contando até 4, segure o ar contando até 2 e solte pela boca entreaberta contando até 6. Repita até se sentir mais calmo, o que geralmente ocorre em 5 minutos.

2 – Relaxamento Guiado: dez minutos antes de dormir deite de barriga para cima sem luz no ambiente ou uma iluminação bem fraca e coloque para tocar um áudio de relaxamento guiado.

3 - Olhar em Volta: quando acometido por um turbilhão de pensamentos olhe em volta do espaço onde se encontra e fale do formato e da cor dos objetos em volta,


Se você sente que precisa de ajuda, não tenha vergonha de procurar um especialista.


Faça uma autoavaliação e mude o olhar sobre si!